quarta-feira, maio 19, 2010

The Pacific



"Never run when you can walk,
Never walk when you can stand,
Never stand when you can sit,
Never sit when you can lie down,
Never lie down when you can sleep
"

Captain A. A. Haldane - The Pacific










Acabei ontem de ver esta série que passou em Portugal quase ao mesmo tempo da estreia nos Estados Unidos. Tiro o chapéu ao Canal AXN pela antecipação nada normal da passagem da série (embora a tradução tenha sido fraquinha, a legendagem tenha desaparecido num episódio e o som do último episódio tenha estado horrível...).

Retirando a carga patriótica e patrioteira (roçando por vezes o rídiculo) que os americanos colocam neste tipode séries, pareceu-me ser uma das melhores que já vi dentro do género. Com a vantagem que não vai ter sequelas nem segunda série: começou e acabou nos 10 episódios.

Excelentes actores em personagens bem construídos, com alma e conteúdos, argumento muito bem escrito, banda sonora de antologia e uma realização acima da média. Uma palavra para a caracterização e reconstrução de cenários e das várias batalhas que me pareceu 5 estrelas. Para quem não viu, trata-se de uma série que acompanha várias estórias pessoais entrançadas na história da Segunda Guerra Mundial, em particular a caminhada dos "Marines" nas batalhas que ocorreram no teatro de operações do Pacífico.

Como simples rapazes de 17, 18, 19 anos abandonaram as suas vidas normais para se alistarem nos Fuzileiros, tendo passado pelos piores cenários e pelas batalhas mais sangrentas, ultrapassando muitas vezes os limites da sanidade mental e da capacidade humana. O slogan da série "Hell was an ocean apart..." cai que nem uma luva no que aqueles homens passaram em combate perante um inimigo que preferia morrer a baixar os braços! E no fim da guerra, com a vitória garantida, regressaram às suas vidas simples para fazer da América a potência que se tornou nos anos da Guerra Fria.

Fico com imensa curiosidade para ver a edição em DVD/Blueray com os sempre indispensáveis extras que nos mostram o que se passou por detrás da cortina...

P.

Sem comentários: