quinta-feira, julho 13, 2006

Deslocalizar o Consumo de Veículos da GM

Com que então a fábrica da GM (General Motors - tem a posse de marcas como a OPEL, SAAB, Chevrolet, Cadillac, Buick, Pontiac, Hummer, entre outras) vao mesmo fechar as portas, deixando 1200 trabalhadores directos e alguns milhares de indirectos no desemprego. Por ano aquela fábrica contava em cerca de 0,6% para o nosso Produto Interno Bruto (parece-me muito mas foram os números que li).

Apesar de esperada, não deixa de ser um drama para aqueles trabalhadores e para as suas famílias...

Se a GM, porque enfrenta grandes problemas financeiros, decide deslocalizar a produção para outro local porque é que nós não respondemos na mesma moeda: VAMOS DESLOCALIZAR O NOSSO CONSUMO.

A ideia é simples: estas empresas gigantescas apenas entendem a linguagem dos números. Imaginem um país onde, de repente, deixavam de se vender carros das marcas da GM!! Nada de veículos da Opel, da Saab e das restantes marcas. Se não somos merecedores de ter a tal fábrica no nosso país, também não "estamos à altura de comprar esses automóveis". Ainda são cerca de 30000 veículos/ano...

Só desta forma estragávamos as contas à GM. Lá se ia à vida a poupança de 500 USD por unidade que dizem poupar com a passagem da produção do Opel Combo para Saragoça.

Pela minha parte não tenho intenção de comprar um Opel daqui para a frente, só por irritação com a GM.

P.

PS - A maioria dos sindicatos portugueses, que servem muitos interesses que vão para além dos dos trabalhadores que os compõem, deviam olhar bem para as exigências que fazem. De que vale um aumento de mais 1 ou 2 % acima da inflação se isso pode causar a perda de competitividade que, em última análise, pode levar à perda do posto de trabalho...

1 comentário:

Anónimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»