quinta-feira, novembro 13, 2008

A Guerra para acabar com todas as Guerras

Terminou há exactamente 90 anos a Primeira Guerra Mundial.

Chamaram-lhe "The War to End All Wars" mas depois de 4 anos, 9 milhões de mortos, dezenas de milhões de feridos e uma Europa devastada deu lugar a uma paz cheia de equívocos, dúvidas, recessões económicas e tiranias messiânicas. Passados 20 anos o mundo viu-se perante um novo conflito, esse bem mais catastrófico, global e mortífero.

Fruto de um sistema arcaico de alianças e de uma Europa industrializada, tornou-se uma guerra total como nunca tinha sido visto antes e sem que nenhum dos lados conseguisse uma vitória final clara. Com os países beligerantes à beira da exaustão, a vitória surgiu para o lado com maiores reservas humanas.

A minha geração não passou pelo flagelo da guerra. Não teve que abandonar a sua vida para se arriscar a perder as suas vidas por interesses terceiros ou ideais patetas. Não soube o que é partir para uma terra estranha e ter que matar outros seres humanos ou morrer ou regressar sem deixar algo por lá.

Vivemos num mundo perigoso, cada vez mais radicalizado, com armas nucleares espalhadas, com os recursos naturais a escassearem, o fosso entre ricos e pobres cada vez maior, com uma recessão económica sem igual em 80 anos... Que a paz dos nossos dias continue a ser um valor essencial para os que vierem depois de nós.

Para não termos que ir para mais uma guerra para acabar com todas as guerras...

1 comentário:

Anónimo disse...

O facto de a tua geração não ter passado por qualquer situação de guerra é, como dizes, um motivo de satisfação.
No entanto, a geração dos teus pais passou por uma guerra que, por ter sido distante e escondida na sua verdadeira dimensão - até pelo regime autoritário e censório que governava Portugal não permitir que se conhecesse toda a sua extensão - tende a ficar esquecida.
Não foi menos violenta nem traumatizante do que as duas de que falas.
Penso que poderá ter tido consequências mais profundas por duas ordens de razões. Primeiro porque as ideias que nessa guerra Portugal defendeu foram vencidas quer no campo, quer pela história, e segundo porque, até ao nível dos indivíduos, fez apelo a contra valores como o racismo e a xenofobia, em ambos os lados do conflito estou convencida.
Havemos de falar mais sobre este assunto que, como sabes, atravessou a nossa e todas as famílias nos cinzentos e tristes longos anos em que durou.
Abraço
MEG