quinta-feira, dezembro 07, 2006

Intervenção Pública

Depois de mais uma aberração da Câmara Municipal de Oeiras, que nos brindou com uma reorganização caótica de todo o trânsito na nossa zona, decidimos manifestar a nossa opinião e ajudar outros que se sintam como nós!

Divulguem a quem viva em Linda-a-Velha ou a outros interessados:
- http://labirinto-em-linda-a-velha.blogspot.com/

Tenho a certeza que isto ainda vai dar que falar!!!

quarta-feira, novembro 29, 2006

"Vê-se que ele é um bebé feliz!"

Se a Pediatra faz este comentário várias vezes na mesma consulta, quem somos nós para contrariar!

Tudo a correr bem, está mais pesado, mais alto, mais vivaço, exala saúde por todos os poros. Apesar de hoje não estar a chover, havia uma enchente de baba ali para o lado do Centro Clínico do SAMS!

I wonder why...?

P

sexta-feira, novembro 24, 2006

Dormir

Verdade seja dita, o Francisco sempre nos deu noites razoáveis. Tirando o tempo das cólicas, não tem sido difícil ter boas noites. Deita-se cedo, acorda a meio da noite para comer e volta a dormir outra vez.

Claro que para se deixar dormir tem que ser ao colo, de outra forma é complicado... Sabemos que isto não é o mais correcto mas foi-se habituando a isso, talvez mais tarde consigamos corrigir

Ultimamente tem, no entanto, dado mais trabalho. Deixa-se dormir com dificuldade e como se estivesse incomodado com alguma coisa e acorda recorrentemente, sempre a choramingar. Pode ser uma fase menos positiva mas dá sempre alguma preocupação...

E de manha, por isso, acorda sempre com muito sono...mas sempre bem disposto!!!

P.

terça-feira, novembro 21, 2006

O Banho!!!

Desde que nasceu o Francisco sempre gostou do banho. De início um pouco a medo sem exteriorizar grandes emoções. Mas isso agora é passado, meus amigos...

Agarrar com unhas e dentes (literalmente) a esponjinha, ficar vidrado na água a cair das nossas mãos, chapinhar na água como se o objectivo fosse dar banho a todos à sua volta. E depois há o termómetro em forma de tartaruga... E o caranguejo, o peixe e a concha que se juntaram recentemente à festa!

Pela idade dele o banho dura apenas alguns minutos mas daqui a uns tempos vamos vai ser difícil arrancá-lo da água... Não me surpreenderá se lhe crescerem escamas e guelras!!!

P.

segunda-feira, novembro 20, 2006

15 dias...


...sem escrever uma linha no blog...

Não que faltem assuntos, o Francisco continua a dar que falar. Não que falte vontade porque as ideias até aparecem. Falta tempo para conseguir por tudo no papel digital...

Isto porque temos o fim do ano, novos projectos, algumas chatices. Mas tudo encarado com um sorriso!!! Porquê? Porque sim:


P.

segunda-feira, novembro 06, 2006

E não é que...

...não foi esta semana que me calhou o Euromilhões?!?!?!?

Parece que houve um problema informático qualquer e só me podem dar o prémio na próxima semana... Mas para me compensar acrescentam mais 20 milhões. Por mim tudo bem, mais milhão, menos milhão!

Boa semana.

P.

sexta-feira, novembro 03, 2006

6ª-Feira

Dois longos dias de descanso pela frente!!!

Muita chuva, pouco frio, dias pequenos e nublados, a puxar para a melancolia...

Castanhas, talvez uma lareira acesa, boa companhia, um bom filme ou simplesmente ficar em frente à televisão na sorna!

Isso...é o que não vai acontecer, eh, eh, eh!!! Agora é diferente...

Mas ainda bem que é. Estou em pulgas para ir ter com vocês, falta ainda um pouco mas já não me saiem da cabeça. E sinto-me bem por isso.

Até já.

P.

quinta-feira, novembro 02, 2006

Marley e eu


Nunca tinha lido um livro que conta uma estória com tantas parecenças com a minha/nossa vida, apenas com uns anos de diferença.

E há muito tempo que um livro não me cativava tanto. Mas tanto, tanto, tanto que não me deitei enquanto não o acabei.

A quem tem seres caninos em casa (procurem as semelhanças...), para quem não tem (para verem o que perdem e o que ganham...), para quem já teve (lembram-se?) e para quem pensa vir a ter (cuidado, muito cuidado...).

Gostei muito e recomendo vivamente

terça-feira, outubro 31, 2006

Mad, mad world...

Uma semana de doidos com um feriado a meio...Sabe bem mas confunde a cabeça (ainda mais que o normal).

Estes 2 primeiros dias passaram a correr, com tanta confusão e questões profissionais... Algum cansaço (físico e psicológico), stress (muito) e pouca paciência...

E o Francisco andou com diarreia durante o dia de ontem... Parece que já passou mas ficamos sempre como coração pequenino quando sabemos que ele não está a 100%.

Amanhã vai saber bem... e há bola (Liga dos Champignons). Carreguemos baterias

P.

domingo, outubro 29, 2006

Bolas...

Tinha pensado não colocar posts sobre futebol neste blog.

Mas caramba...ontem foi uma frustração. Estar a perder por 2-0 com o Porto no Dragão, fazer uma 2ª parte daquelas, dar a volta ao resultado e silenciar as bancadas (sem adeptos do Benfica) para depois perder no ultimo lance do jogo custa muito.

Parece-me que perdemos um jogo mas ganhámos uma equipa. Ainda vamos a tempo de fazer uma época em grande!

P.

sexta-feira, outubro 27, 2006

Conselhos

...a mães e pais atrasados antes de sairem de casa: vistam a vossa roupapara o dia depois do vosso bebé estar completamente pronto e, se possível, não vistam gravatas com cores apelativas (isto mais para eles...).

Não aconteceu nada de mal mas por pouco...e quando dei pelo Francisco...a minha gravata tinha substituido a xuxa!!!

Hoje aproveitámos o Sol e fomos a pé até ao infantário... a curiosidade é tal que quase parte o pescoço só de olhar para o objecto de atenção... ele são os cães, os gatos, as árvores, as pessoas, o vidrão...e isto em escassas centenas de metros.

O dia 2 de convívio matinal masculino correu bem, ainda há uns detalhes a limar mas foi bom, muito bom!

P.

Tu e eu

Hoje a mamã foi trabalhar pela 1ª vez depois de teres nascido. Para poder estar em casa mais cedo, vai entrar também cedo. O que quer dizer que as manhãs vão ser por nossa conta... Tu e eu!!!

Não correu mal, tu colaboraste e foste compincha.

Eu gostei muito!

E estamos quase com 6 meses, nós de sermos pais, tu de estares cá fora no nosso mundo.

P.

sexta-feira, outubro 20, 2006

19 de Outubro

30 anos...

Olhando para trás:
- Os 28 foram fraquitos, começaram mal mas acabaram a recompor-se (já sabia que o Francisco vinha a caminho).
- Os 29 foram tremendos, com muitas coisas boas e outras excelentes (para além do Francisco, claro) mas muito pouco de menos bom.

Os 30 prometem...pelo menos estão a começar bem!

Momento do dia: receber um Chocotelegrama em nome do nosso filho com as simples palavras: "Parabéns Papá".

E a culpa é da Mamã...Obrigado a ela por todos os dias!!!

P.

segunda-feira, outubro 16, 2006

Semana Grande...

...não é todas as semanas que se passam grandes barreiras!!!

E o Inverno chegou em força. Ainda não está muito frio mas a tempestade desta noite foi daquelas...

Já vos disse que o cão lá de casa morre de medo com os relâmpagos e trovões...é ganir, ladrar e correr pela casa toda. Pois... ainda assim o Francisco parece nem se importar, o que é bom.

Por estes dias, as papas, a fruta e as sopas já fazem parte da rotina (mais as papas, a fruta e as sopas é mais difícil mas também lá vai).

Bem como o infantário... Como prevíamos, custou mais aos pais do que a ele. Entra de manhã a rir-se para toda a gente e sai à tarde com a mesma disposição. Dizem que dorme pouco... e que até se deixar dormir quase acorda o resto da turminha. Dizem também que para comer é um trabalho dos diabos. Tem aulinha de música 2 vezes por semana ("pelo muro acima vai a formiguinha"...) e vem para casa depois das 14h.

E temos uma nova rotina que lhe dá mais tempo de sono e aos pais mais descanso. A papa passou para as 19:30 com banho logo a seguir. É tiro e queda que dorme logo a seguir, acordando apenas pelas 7:30/8:00 para o biberon da manhã. Pelo meio vai outro biberon às 3:00/3:30, bebido sem acordar...

Assim vamos por estes dias!!!

P.

quarta-feira, outubro 11, 2006

Há um ano atrás era assim

http://vouserpai.blogdrive.com/archive/cm-10_cy-2005_m-10_d-10_y-2005_o-0.html

Parece que passou imenso tempo... e passaram imensas e tantas coisas...mas foi só há 365 dias!!!

P

segunda-feira, outubro 09, 2006

Há sempre uma primeira vez....

...e hoje é a minha...de estar em casa sem o Francisco pois ficou na creche, apenas durante a manhã. Nem sei o que hei-de fazer, com tanto para fazer. E parece que o estou sempre a ouvir....a chorar, a chamar.
Enfim, é o começo do seu grande vôo! Enquanto eu fico por aqui a planar à espera que o meu Francisco pouse!
MJ

terça-feira, outubro 03, 2006

Cara Lavada

Como hoje começa uma nova etapa da nossa vida...

Como hoje fazemos todos 5 meses (ele tem 5 meses de vida, nós temos 5 meses de pais)...

Como me apeteceu...

...hoje mudamos de imagem!!!

E mai nada

P.

Hoje é o primeiro dia...

...de infantário...!

Apenas por uma hora e pouco, com a mamã para se ambientar e para conhecermos a educadora... mas é o primeiro passo... Vamos ver como corre mas temos a certeza que vai ser bom, pelo menos o pai andou lá há 25 anos e é o que se vê ;-)

A mamã tem andado mais ansiosa mas é normal, têm sido 5 meses (já?!?!?!) de acompanhamento e vivência em conjunto pelo que a separação não é fácil. É que mesmo depois de cortado o cordão umbilical, ele continua lá por semanas, meses e anos... vai-se cortando lentamente.

P.

sábado, setembro 30, 2006

Lamar Odom

Lamar Odom é um nome desconhecido. É jogador de basquetebol na NBA mas está longe da fama de um Michael Jordan, Shaquille O'Neill ou Kobe Bryant. É um jogador normal que passaria despercebido no meu "radar".

A não ser pelo facto de ter, recentemente, perdido um filho de 6 meses que faleceu enquanto dormia... É uma história como muitas outras, de dor e de sofrimento.

Como se ultrapassa uma dor assim é um mistério pois vai contra as leis da vida ver um filho morrer. Em situações como esta, ricos e pobres, famosos ou desconhecidos, todos somos iguais. E todos temos que aproveitar cada dia com os nossos "mais que tudo". Para quando a nossa hora chegar, não nos arrependermos de nada e pensarmos que podíamos ter feito melhor.

P.

segunda-feira, setembro 25, 2006

Hoje acordei...

...e o Sol estava dentro de casa e não lá fora!

Obrigado filho

P.

quinta-feira, setembro 21, 2006

Música para Bebés

Todos os Sábados, às 9:00 no Oceanário de Lisboa, Música para Bebés com vista para o Tanque Central!

Fomos este fim de semana passado e recomendamos vivamente a todos os bebés (e aos pais, claro). A música e o espectáculo são totalmente pensados para eles, já para não falar na atracção que o aquário gigante tem para as crianças.

Com direito a visita ao Oceanário (sempre espectacular) e uma surpresa no fim...

Carece de marcação prévia, com alguma antecedência. Aproveitem!

P.

terça-feira, setembro 19, 2006

Babyoga

Confesso que, inicialmente, a ideia me fazia torcer o nariz...

Já fiz Yoga algumas vezes e reconheço que é uma prática extremamente saudável e recomendável a todas as pessoas de todas as idades.

Agora com bebés...não sei não. Achava que era algo demasiado complicado para quem tem apenas alguns meses de idade.

Mas depois de o Francisco e a mamã experimentaram e gostaram imenso. Recomendamos a todos os bebés e mamãs (e papás também). Visitem o site e descubram o Francisco (com a mamã) em algumas das fotografias:

Babyoga Portugal


P.

sábado, setembro 16, 2006

Custou mas foram só 2 dias...

Estou de volta a casa, custou deixar a mamã e o Francisco mas passou depressa.

E as fotos que levei serviram para quebrar a saudade ;-)

sexta-feira, setembro 08, 2006

Os Grandes Malucos das Máquinas Voadoras!!!

Amanhã, se o tempo deixar, vamos estar aqui!!!

É o que de mais aproximado existe com os gloriosos tempos das máquinas voadoras... em que o que menos interessa é voar, o que se pretende é dar espectáculo. Há 4 anos foi uma maluquice pegada e parece-me que este ano não fica atrás.

Se puderem não percam.

P.

quinta-feira, setembro 07, 2006

Update em relação à papa

Hoje comemos um prato inteiro de papa à colherada!!! E sabem quanta papa é que o cão apanhou do chão???

Zero, nicles, nada, niente, nothing, rien de rien!!!

Ora toma. Para a semana, o Francisco dispensa os pais e já come de faca e garfo.

P.

Coração pequeno

O pai vai ter que estar ausente de Lisboa durante 2 dias por motivos profissionais... O coraçãozinho vai ficando mais pequeno à medida que se aproxima a data da viagem...

Agora estas situações assumem outra dimensão, por tua causa ;-)

quarta-feira, setembro 06, 2006

Primeira Papa

No Domingo foi dia de 1ª papa...

É um espctáculo que só vendo se acredita que ele possa ser real. Dois adultos, um bebé (fez 4 meses nesse dia), um cão e papa, muita papa, mas mesmo muita papa espalhada por todo o lado. É curioso que o único sítio que permaneceu quase imaculado foi a boca do Francisco...

O cão encheu a barriga (teve mesmo que, a partir de certa altura, ficar de fora...), o Francisco estranhou e a papa entranhou-se nas nossas roupas, nos nossos cabelos, enfim... Ficámos nós mais traumatizados do que o nosso filho.

Fora de brincadeiras, deve ter comido para aí umas 5-6 colheres antes de ficar completamente frustrado e termos de lhe dar o resto da papa via biberon. As boas notícias é que gostou muito e não fez qualquer reacção. E dormiu muito bem depois de comer (?).

Na segunda e ontem já comeu gradualmente mais via colher e menos via beberon. Tenho a impressão que gosta bastante da papa mas sente-se frustrado por comer pouco de cada vez... Penso que com o tempo, vamos ao sítio.

PS: Quando deitado de costas, por vezes, já se vira de barriga para baixo... Fica completamente "aos papéis" porque a perspectiva do mundo muda de um segundo para o outro sem que lhe toquem. Mas já se aguenta de barriga para baixo sem refilar

quinta-feira, agosto 31, 2006

De manhã!!!

De manhã estás sempre a dormir quando saio de casa. Sempre sereno, calmo como se toda a confusão lá de fora ficasse à porta do teu mundo, de fora e proibida de entrar...

Sair de casa de manhã custa muito, apetece ficar ali a ver-te e ouvir-te crescer, lentamente.

Claro que, ao fim do dia, uma pessoa regressa a casa!

Mas custa sempre sair...de manhã!

segunda-feira, agosto 28, 2006

O nosso filho


está assim por estes dias!!!

À beira dos 4 meses, já ri imenso e está muito brincalhão. Tem dormido noites seguidas mas ainda não o conseguimos por a dormir cedo... Sempre que experimentamos deitá-lo por volta das 21:00, dorme uma 1/2 hora e acorda...só se deixando dormir depois de comer outra vez.

Já fala (ou tenta...) mas numa língua que ninguém percebe. Tem alturas que, depois de começar a palrar, ninguém o cala... Então se nos rimos nessa altura, sente-se estimulado e vai por aí a fora. Também já não depende apenas da mãe em termos de alimentação, sendo ainda possível alternar biberons com maminha.

As refeições começaram a ser mais difíceis pois comer já não é o centro das atenções... Tudo à volta interessa mais do que o leite, seja da mamã ou do biberon. E passa a vida a olhar para tudo à volta dele. E gosta de estar ao nosso colo mas virado de costas para nós... para conseguir ver o que se passa!

Notou-se um salto enorme durante as férias pois, para além dos pais, estava sempre no centro das atenções dos amigos com que estivemos no Algarve. Claro que quando regressámos sentiu a falta da atenção e quem teve que lá estar foi a Mamã... Fomos à praia pela 1ª vez mas as reacções foram tímidas...dormia muito e o pouco tempo acordado era passado na tendinha, comprada de proposito para o proteger do "Xol". Agora é uma diferença tremenda passar a ir à praia às 9:00 e voltar pelas12:00...

Mas portou-se lindamente nas viagens, com pessoas estranhas à volta e num ambiente que não é o dele. Quero crer que vai ser um puto muito dado a mudanças de ares e a outras pessoas.

Espero ter disponibilidade para aqui voltar mais vezes. Ás vezes até tenho assuntos e ideias, é uma questão de motivação.

PS: aos 4 meses (dentro de uma semana...) vamos começar com papas... Parece-me que vamos começar a usar impermeáveis antes do tempo da chuva

domingo, agosto 20, 2006

Custa-me acreditar

...que alguém, aos 25 anos, queira por fim à sua vida...

Porque aos 25 anos, por muito graves que sejam as situações com que nos deparamos, temos a vida toda pela frente.

Porque com essa idade, temos tanto para dar e receber, existe tanto mundo ainda por conhecer que nem se devia pensar nessa hipotese.

Conheço alguém que não pensou dessa forma e não consigo deixar de pensar nele e, em especial, nos pais dele... Viver a morte de um filho, ainda para mais desta forma, deve ser algo devastador e inimaginável.

P.

quarta-feira, agosto 16, 2006

Custa regressar...

...mas também custa voltar a escrever.

Temos muitas novidades e coisas para contar mas falta-me qualquer coisa para regressar ao blog...

sábado, agosto 12, 2006

De volta...

O corpo está de regresso mas a cabeça ficou na praia...por enquanto.

P.

domingo, julho 30, 2006

Estamos...

...oficialmente de férias!!!

Vamos a banhos e já voltamos...mas só daqui a umas semanas,

Até lá.

P.

terça-feira, julho 25, 2006

Novo site de informação desportiva

http://www.sportugal.pt/

Muito interessante, espero que seja uma pedrada no charco em relação à imprensa desportiva"online".

Gosto do estilo, das crónicas e do conteúdos das notícias.

Espero que continuem a melhorar e boa sorte para o projecto.

P.

segunda-feira, julho 24, 2006

Por esta não esperava!

Pois é!
Eu que trabalho na banca há já 10 anos fui enredada pela teia das fraudes na net! Usei o meu cartão de crédito e não é que me aparecem transacções que não reconheço no valor de mais de 400€??!! Desconfio que foi pela utilização no site auravita.com (vejam a minha infelicidade....daquele endereço mandei vir de Londres o abençoado Infacol para as cólicas do Francisco). A verdade é que neste mundo dos blogs já a alguém tinha acontecido o mesmo após compras no mesmo site....
Cartão cancelado às 02:30, amanhã reclamação ao Balcão do Banco e espero que o valor me seja restituído.... é que a somar às despesas de cancelamento e reemissão de um novo cartão, fica tudo para o carote!
A ver se esta bodega não me estraga as férias....é que a noite já está estragadinha de todo!!!

MJ

quinta-feira, julho 20, 2006

Por estes dias

o Francisco fez 2 meses e meio!!!

Não faço ideia com que peso está nem quanto mede. Isso não me interessa muito, apenas pressinto que ele está bem maior (a banheira e o ovo parecem ter encolhido) e mais pesado.

Começou agora a descobrir as mãos. Já percebe que as pode usar para fazer mexer o "mobile" o que lhe dá imenso gozo! Sabe que as pode chuxar tal e qual a chuxa e já dá uns valentes murros se nos aproximamos dele...

E ri-se... Ri-se muito quando brincamos com ele, quando falamos com ele, quando olhamos para ele. Ri-se quando acorda (tem um acordar excelente). Até se ri antes de, incomodado por alguma coisa, começar a chorar...

Também fala muito! Falar é uma figura de estilo...porque o falar dele é em bebesês mas parece mesmo que está a querer dizer algo. Ou então somos nós a imaginar...

Cada dia que passa se notam diferenças e isso é espectacular por faz com que o tempo passe a correr cheio de alegria e coisas novas.

quarta-feira, julho 19, 2006

Uma estória verdadeira (ou talvez não, não sei...)

Ele tinha um ar absolutamente banal um pouco feio até. Normalmente passaria despercebido aos olhares menos atentos que usamos no nosso dia-a-dia quando estamos "metidos para dentro com os nossos pensamentos".

Olhava-nos com um olhar meio perdido mas ainda com uma atitude "de quem tem a certeza que, no fim, tudo se resolverá a bem". No fundo devia pensar que não haveria outra saída senão essa mesmo

Vagueava por entre os carros e os lugares vazios do parque de estacionamento de um hipermercado dos arredores de Lisboa. De um lado para o outro como se procurasse algo recentemente perdido, embora esse algo não fosse nada fisicamente visível.

Procurava segurança, conforto, atenção, brincadeira, tudo o que até então tinha tido no seio da sua família...

Mas a família tinha que ir de férias... E ele já tinha perdido o ar "fofinho" e "querido" que todos os cachorros têm... Tinha sido "a melhor prenda de Natal de sempre" mas agora, no fundo, era banal e um pouco feio até... Se calhar desobediente (porque treiná-lo dava demasiado trabalho) e, por passar muito tempo sozinho em casa, estava sempre a roer e a estragar a mobília... Deita sempre muito pêlo e tem que ir à rua duas vezes por dia...

Deixaram de ter paciência e, como tinham que ir de férias, aproveitaram a ida às compras para o despejar e deixá-lo à sorte...

Todos os anos, por esta altura, milhares de animais de estimação são abandonados por quem tem o dever de lhes dar, no mínimo, tanto como eles nos dão a nós. Triste mundo este

segunda-feira, julho 17, 2006

Que fim de semana

Neste fim de semana, fizémos a nossa primeira grande viagem com o Francisco... e ele portou-se que nem um senhor. 275 Km no Sábado, outros tantos no Domingo e não se queixou uma única vez, dormindo durante ambas as viagens sem se chatear minimamente!

E ambientou-se a um local completamente estranho sem qualquer problema, superando todas as expectativas. Claro que esta primeira viagem tinha que ser à aldeia onde tem as origens do lado do pai...e fez furor por entre a família!

Se este ano fosse um ano de seca...ela teria terminado, tais foram os rios de baba qe por ali correram. E a bisavó ficou tão feliz de o ver que valeu bem a pena enfrentar o calor e o desconhecido apenas por isso.

Como sempre o Alentejo, apesar de abrasador, estava espectacular. Pelo menos para quem aprecia...

quinta-feira, julho 13, 2006

Deslocalizar o Consumo de Veículos da GM (2ª Parte)

Fazendo umas pequenas contas de cabeça, por alto e sem qualquer rigor:

Venda da Opel em 2005 - cerca de 30 000 veículos.
Se cada veículo fosse vendido a 10 000 €, tínhamos um volume de vendas de cerca de 300 000 000 €/ano ou 360 000 000 USD/ano.

Se a GM quer poupar 500 USD por unidade com a produção em Espanha, só o faria a partir das 720 000 unidades, num caso de boicote generalizado aos veículos GM em Portugal...

Assim já lhes dávamos luta ;-)

Deslocalizar o Consumo de Veículos da GM

Com que então a fábrica da GM (General Motors - tem a posse de marcas como a OPEL, SAAB, Chevrolet, Cadillac, Buick, Pontiac, Hummer, entre outras) vao mesmo fechar as portas, deixando 1200 trabalhadores directos e alguns milhares de indirectos no desemprego. Por ano aquela fábrica contava em cerca de 0,6% para o nosso Produto Interno Bruto (parece-me muito mas foram os números que li).

Apesar de esperada, não deixa de ser um drama para aqueles trabalhadores e para as suas famílias...

Se a GM, porque enfrenta grandes problemas financeiros, decide deslocalizar a produção para outro local porque é que nós não respondemos na mesma moeda: VAMOS DESLOCALIZAR O NOSSO CONSUMO.

A ideia é simples: estas empresas gigantescas apenas entendem a linguagem dos números. Imaginem um país onde, de repente, deixavam de se vender carros das marcas da GM!! Nada de veículos da Opel, da Saab e das restantes marcas. Se não somos merecedores de ter a tal fábrica no nosso país, também não "estamos à altura de comprar esses automóveis". Ainda são cerca de 30000 veículos/ano...

Só desta forma estragávamos as contas à GM. Lá se ia à vida a poupança de 500 USD por unidade que dizem poupar com a passagem da produção do Opel Combo para Saragoça.

Pela minha parte não tenho intenção de comprar um Opel daqui para a frente, só por irritação com a GM.

P.

PS - A maioria dos sindicatos portugueses, que servem muitos interesses que vão para além dos dos trabalhadores que os compõem, deviam olhar bem para as exigências que fazem. De que vale um aumento de mais 1 ou 2 % acima da inflação se isso pode causar a perda de competitividade que, em última análise, pode levar à perda do posto de trabalho...

segunda-feira, julho 10, 2006

Pela primeira vez

desde 1982 (Espanha) não vi a final do campeonato do mundo... Só pensava que podíamos ser nós ali a discutir com a Itália o título... Ficou mesmo muito perto.

Lembro-me do México 86, do Itália 90, dos EUA 1994, do França 1998 e do Coreia/Japão de 2002 onde Portugal ou não chegou à fase final ou chegou mas fez má figura. Até parece que preferia não chegar tão longe mas realmente não fui capaz de ficar em frente à TV a ver aquele jogo.

A Itália ganhou bem, apesar de ter sido nos "penaltes", e só tenho pena que o Zidane não tenha agredido antes o Maniche ou o Petit quando jogou connosco... Até nisso tivémos azar.

Voltemos à vida normal, daqui a 4 anos voltamos a ter festa como esta!

quinta-feira, julho 06, 2006

Ora bolas...

Depois da derrota de ontem, sinto-me confuso... Por um lado feliz porque, apesar de tudo, chegar às 4 melhores equipas do mundo é um feito fenomenal e Portugal portou-se muito bem!

Mas caramba, chateia-me perder daquela forma, estivemos tão perto do sonho e mais uma vez morremos na praia... Penso que temos que ter mais ambição e levar à letra o que diz o Mourinho: "as finais foram feitas para ser ganhas".

Agora toca a levantar a cabeça, não devemos desanimar. E que os portugueses estejam nos 4 primeiros lugares não apenas no futebol!!! Esse é o desafio de cada um de nós porque há vida para além do futebol.

Fica um verso muito ouvido nos últimos tempos e que devia ser o nosso lema:
"É essa a vantagem da ambição: podes não chegar à Lua mas tiraste os pés do chão!!!"

terça-feira, julho 04, 2006

Dois meses...

Passaram dois meses desde que o Francisco se juntou a nós cá fora e veio encher o nosso mundo de novos sentimentos e sensações!!! Têm sido 2 meses intensos, de novas descobertas, de alguns obstáculos mas de uma riqueza inigualável... Um pouco cansativos mas intensos...

Apesar de terem sido apenas 2 meses, parece agora que a vida sem ti não faria qualquer sentido. Todos os dias há algo de novo nesta experiência (um sorriso, uma expressão, um olhar, um movimento...). Espero que seja sempre assim, que consigamos crescer os dois um com o outro e que todos os dias nos traga sempre algo de novo.

Ass: Pai (ainda) muito babado

PS: A Pediatra mostrou-se muito satisfeita na consulta dos 2 meses, tudo normal. O pior foram as vacinas, três, que deixaram o Francisco muito choroso...mas já passou.

segunda-feira, julho 03, 2006

Ele há dias...

...em que a disposição está bem lá em baixo...

Apesar do fim de semana ter sido óptimo (que grande jogo ontem!!!), de vida estar a correr bem e de estarmos mais felizes do que nunca!

Mas o que é que querem, hoje sinto-me em baixo de forma.

Pode ser que amanhã, num novo dia, me sinta de outra forma

segunda-feira, junho 26, 2006

Cá vamos andando com a cabeça entre as...

...orelhas!!!

Entre Fraldas, cólicas (que pesadelo...), trabalho, bola (que jogão ontem!!!) o tempo escorre entre os dedos como areia fina... Huummm, areia, areia-mar, mar-praia, praia-férias, férias-descanso... Ainda faltam algumas semanas mas começamos a precisar delas.

Vai ser engraçado levar o nosso bebé de férias com todas as tralhas necessárias (mais o senhor cão), parece-me que teremos que levar 2 carros e mesmo assim...

Bem, ainda falta tanta coisa para podermos pensar nisso que nem quero pensar...

Hoje já chega, amanhã há mais!

sexta-feira, junho 23, 2006

Malditas Cólicas!!!

A noite passada foi, no mínimo, durinha para todos. Pouco sono, muito choro e desespero! Daí que adore as manhãs e o começo de novos dias pois conseguem afastar a noite mal dormida e trazer esperança para o desenrolar de um dia normal (se bem que agora a normalidade por aqui é algo muito estranho....).
Depois, é claro, que cada novo dia vai passando e voltam o fim da tarde e, inevitavelmente, a noite. Esperemos que a de hoje seja menos dolorosa! Até porque vem aí o fim-de-semana e tudo tem outro sabor!

MJ

quinta-feira, junho 22, 2006

Finalmente que aparece a Mãe!

Pois é....custou mas não faltou! Mãe do Francisco ao vivo e a cores para testemunhar que cá "Em Casa" já nada é como "intigamente"!
Quer no nº de habitantes, agora com acrescento, quer no tipo de habitantes. Passo a descrever:
Adulto do sexo masculino (Pai) - olheirento, babadíssimo, frase mais dita "Eu mudo-lhe a fralda".
Adulto do sexo feminino (Mãe) - olheirenta, babadíssima, soutien 2 nºs acima, frase mais dita "Já está na hora de ele mamar".
Animal do sexo masculino (Cão) - carente, ruidoso, frase mais dita se falasse "Ou o puto se pisga ou ao menos que me atire umas bolas".
Bebé do sexo masculino (Filho) - lindo, cheiroso, frases mais ditas se falasse "Quero comer" (choro), "Dói-me a barriga" (choro), "Tira-me a fralda" (choro), "Tenho frio" (choro), "Tenho calor" (choro), "Quero colo" (choro).
Acredito que daqui a uns 20 aninhos tudo volte à normalidade!!!!!!!!

MJ

quarta-feira, junho 21, 2006

Portugal-México visto pelos Simpsons!!!

Mais um link de diversão pura...

Pois é, parece que Portugal e o México já se defrontaram antes...num episódio dos famosos Simpsons em que ambas as equipas decidiam entre si o... Título de Campeão do Mundo!!!

Nesse jogo também ganhámos, eh, eh, eh!

terça-feira, junho 20, 2006

Em tempo de Mundial de Futebol

...fica uma pérola dos Monty Python (cortesia do Abrupto)

PM.

segunda-feira, junho 19, 2006

Em caso de emergência pediátrica

Utilizem a linha de urgências pediátricas - 808 24 24 00.

Na passada 6ª-Feira a mamã desconfiou da temperatura do Francisco, tirámos-lhe a febre e deu 37,4º. Não obtendo resposta da Pediatra, ligámos para este número e ficámos muito agradados com a resposta.

Tendo sido a 1ª "doença" do nosso bebé a ansiedade era grande e o impulso inicial foi ir para o hospital. Antes disso, resolvemos contactar a Linha de Emergência Pediátrica - 808 24 24 00 - atendeu-nos uma enfermeira que foi extremamente profissional, muito rigorosa. Fez imensas perguntas para tentar despistar as possibilidades mais frequentes, avisando logo de início que a temperatura não era considerada febre. Ficámos mais descansados e não precisámos ir ao hospital.

Aproveitem, é quase gratuito e basta ser utente do Serviço Nacional de Saúde.

sexta-feira, junho 16, 2006

Benvinda a esta casa

A partir de agora a mamã cá de casa vai passar a contribuir para este blog. É absolutamente justo que assim seja porque esta casa virtual também lhe pertence.

À medida que os restantes membros da família aprenderem a escrever, irão sendo autorizados a contribuir para o blog!

Espero que ela se divirta tanto aqui como eu!

P.

quarta-feira, junho 14, 2006

Noite de Trovoadas

Esta semana tem sido demasiado estranha...trabalhar dia-sim, dia-não, longe de ser um descanso, está a ser uma confusão para o ritmo normal... Ou seja, na 2ª, parecia ser 6ª mas não era, hoje parece ser 2ª mas é 4ª e amanhã, apesar de ser 5ª, vai parecer ser Sábado e Domingo ao mesmo tempo. Confuso?

A ajudar à festa, esta noite foi noite de trovoadas, que é o mais apróximado do fim do mundo para o cão lá de casa (isso e fogo de artifício...). Normalmente um trovãozito de vez em quando não causa mossa. Mas quando se tem em casa um cão neurótico que, apesar de ser supostamente um "cão de caça", se assusta ao mínimo ribombar, uma noite como a de ontem pode ser um autêntico festival no mau sentido. A juntar ao pânico canino (que ladrou desalmadamente e correu freneticamente de um lado para o outro) o Francisco anda novamente com cólicas nocturnas... Um não conseguia dormir por causa das dores e quando o fazia, o outro lá o acordava com os seus ataques de medo!

Como devem perceber a noite de ontem foi para tudo menos para dormir! Começo a acreditar que o cão e o bebé estão a montar uma conspiração para dar cabo do juízo aos adultos lá de casa...

sexta-feira, junho 09, 2006

Começou hoje


e lá em casa vamos (vou) acompanhar a par e passo, desde que o Francisco e o trabalho nos deixem...

É a festa do futebol e vai ser um espectáculo e peras. Para além disso, como vai decorrer na Europa, não temos jogos em horários muito díspares (tipo às 9 de manhã como há 4 anos atrás...). Se bem que, com os horários com que andamos lá em casa, uns joguitos de bola às 3 da manhã até ajudavam...

Let the games begin e que Portugal vá até ao fim!

As primeiras interacções...

Nas primeiras semanas, apesar do deslumbramento, não se pode dizer que exista uma relação bidireccional entre pais e filhos... Claro que ele pode reconhecer a voz, sentir o cheiro e o toque, sentir-se mais calmo quando está próximo de nós mas não há uma reacção aparente.

Nos últimos dias a situação mudou e à nossa voz ou às nossas brincadeiras (algo tolas se pensarmos um pouco nelas...) começam-se a esboçar pequenas reacções, uns sorrisos, umas caretas, um desviar de olhos na nossa direcção... e aí os pais derretem-se completamente!

As últimas noites têm sido complicadas, começo a pensar que o puto tem o quê de morcego (e não são as orelhas...). Esperemos que ele se aperceba que estamos a entrar no fim de semana...

segunda-feira, junho 05, 2006

O primeiro sorriso

O Francisco fez um mês este fim de semana...já passou um mês e parece que foi ontem que aquele príncipe nesceu!

Apesar de ter sido um fim de semana estragado (o pai esteve encostado às boxes com uma gripe valente) valeu pelo facto de o nosso bebé começar a interagir connosco quando falamos com ele. E começas a esboçar uns sorrisos tímidos o que dá uma enorme satisfação quer à mãe, quer ao pai!

Até o cão lá de casa já se rendeu e da desconfiança/desinteresse inicial já se deita ao lado dele e lança uma lambidela de vez em quando que deixa o Francisco um pouco confuso.

Enfim, a vida vai-se desenrolando devagar, cabe-nos a nós vivê-la ao máximo em cada momento.

P.

quinta-feira, junho 01, 2006

1º Dia da Criança

Até hoje, e desde há muitos anos, o Dia da Criança passava-nos quase ao lado.

Até hoje...porque hoje temos uma criança bem próxima de nós e olhamos para esta data com outros olhos!

Acho a data mais uma daquelas datas que existem mais por razões comerciais ("tens que comprar uma prenda para o teu filho!) do que por razões afectivas. Como se, por comprar ou não uma lembrança, um pai ou uma mãe gostem mais ou menos dos seus filhos... Ou o facto de trazer uma prenda para casa neste dia me desobrigue de o fazer noutro dia (porque me pode apetecer amanhã comprar-lhe uma prenda...). A simples ideia que o que importa é dar uma prenda no Dia da Criança repugna-me... Porque mais importante que bens materiais, é tão melhor um beijo, um carinho, uma palavra de amor. Isso sim é que interessa.

Lembro-me, neste dia, dos 800 milhões de crianças em todo o mundo que vivem abaixo do limiar mínimo da pobreza... Podíamos encaminhar o dinheiro gasto neste dia em "prendas" para estas pessoas. Se calhar esse dinheiro nem lá chegava e se chegasse, provavelmente não ajudaria muita gente mas seria bem melhor empregue.

terça-feira, maio 30, 2006

Por falar em cólicas

Para os que vão ser papás, tenho apenas uma palavra: INFACOL. Vou repetir para o caso de estarem desatentos: INFACOL. Não existe em Portugal (oficialmente) mas é um medicamento que nos deu grande descanso em relação às cólicas. O Francisco não deixou de as ter mas passou a estar menos incomodado.

Antes de o utilizarem, aconselhem-se com o vosso pediatra, just in case.

Dia de Pediatra

Não deve haver especialidade médica tão difícil como Pediatria... Os pacientes muitas vezes não falam, quando o fazem dificilmente conseguem expressar correctamente o que sentem e quando o fazem, têm uma idade e uma maturidade que torna qualquer tratamento uma verdadeira aventura. É preciso muito estofo para lidar com crianças doentes, ainda por cima, crianças dos outros.

Hoje, à hora de almoço, fomos à consulta de 1º mês (já passou quase um mês...). O Francisco está no percentil 25 (já tinha nascido neste percentil) em peso, altura e perímetro craniano. Nada de preocupações, voltamos lá aos 2 meses (um alívio).

Gosto da nossa pediatra que, apesar de ser nova, revela grande atenção e disponibilidade para com o Francisco e para com as dúvidas (imensas) dos pais. Acho que acertámos na pessoa que vai acompanhar o nosso "bisniko" nos próximos anos. E isto apesar de terminar a maioria das frases em "diminitivozinhos" (algo que me irrita muito).

De resto o tempo voa e as noites, apesar de calmas, passam com alguns sobressaltos. Parece-me que se não fossem as cólicas, estes primeiros tempos seriam muito bons!

segunda-feira, maio 29, 2006

O Francisco

já é quem manda lá em casa por estes dias!

Deixámos de nos regular pela noite ou pelo dia e os ponteiros do relógio pouco interessam... O que conta é a regularidade com que, sofregamente, devora o peito da mãe. De 3 em 3 horas, faça chuva ou sol, lá está ele a reclamar com fome. Agora percebo literalmente o significado de "Quem não chora, não mama..."

Apesar de já ter quase 4 semanas, ainda estamos em período de habituação. Os primeiros dias foram mais complicados porque as rotinas deixam de fazer qualquer sentido. Isso aliado a pouco tempo de sono e o ter que lidar, a todas as horas, com um novo ser que precisa dos pais para tudo torna a vida muito confusa. As horas passam a cavalgar e quando parece que tudo normalizou depois da última refeição, já estamos a começar outra!!!

Mas vale tanto a pena que isto são apenas pormenores. Dou por mim a ficar especado apenas a olhar para ele... Podia ficar horas e horas com ele deitado sobre o meu peito e sentir aquela respiração mais rápida... Cada som, cada olhar, cada momento tem sido vivido com grande ansiedade e, apesar de cansados, estamos muito felizes com a vinda do Francisco. Até o cão, ao início algo desconfiado, já se rendeu ao petiz.

Estamos ansiosos pelo futuro, por todos os dias que virão!

quinta-feira, maio 11, 2006

Nova casa virtual

Deixámos o Blogdrive e o blog Vou Ser Pai, estão ambos ultrapassados.

Uma nova etapa começou há dias, é justo que se lhe dê um novo blog.

São todos benvindos, espero que gostem e que regressem sempre para um café e um dedo de conversa...