segunda-feira, junho 14, 2010

Madiba – Prisioneiro 46664



Madiba falhou a presença na sessão solene de abertura do Mundial de Futebol na África do Sul.


Por estes dias Madiba, agora com 91 anos, praticamente não sai de casa e sente no corpo o peso de 27 anos preso numa cela e encarcerado num regime que, dominando o seu país, não o considerava como seu cidadão de plenos direitos.

Madiba é o nome carinhoso pelo qual Nelson Mandela é tratado por todos os sul-africanos e que tem origem na forma como os mais velhos são tratados na sua família, uma espécie de “Grande Avô de todos os sul-africanos”.

Pela primeira vez o “World Cup”, evento desportivo mais popular depois dos Jogos Olímpicos, vai decorrer em África. Pelo marco que é e pelo papel que Mandela teve na atribuição desta organização à África do Sul, nada o deixaria mais satisfeito do que poder estar presente naquele que seria, talvez, o seu último acto público. Um acto do destino fez com que Madiba não pudesse estar presente…

Espero sinceramente que, ao contrário do que muitos gostariam, tudo corra pelo melhor. Que a insegurança não seja o centro das notícias, que a organização seja capaz de levar a bom porto um evento desta magnitude, que o futebol jogado seja bonito e espectacular. Que conte apenas o que se passa dentro do campo. E que o povo da África do Sul se sinta orgulhoso e encontre neste Mundial um ponto de partida para os tremendos desafios do futuro.

Espero tudo isso porque Madiba gostaria que assim fosse. E isso basta-me!

P.

Sem comentários: