terça-feira, junho 15, 2010

A minha Tribo do Futebol...


Este comentário vai ser publicado às 15h, hora do início da participação de Portugal no Campeonato do Mundo.

Esta selecção diz-me pouco. Fizemos uma qualificação sofrível e medíocre, temos bons jogadores mas não temos equipa. Não foram escolhidos os melhores jogadores mas os que representam interesses escondidos numa Federação Portuguesa de Futebol que vive enredada numa teia obscura.

Mas esta é a minha tribo do futebol...

Tudo isso fica para trás quando o árbitro apitar para o início do jogo. Quando o hino tocar todos vamos sentir um arrepio na espinha. O país vai parar por causa do Portugal-Costa do Marfim. Dizem os mais intelectuais que somos, por isso, um país atrasado ainda agarrado a Fátima, ao Futebol e ao Fado... Mas sentir uma nação, um país também é isto. Desmond Morris no seu livro "A Tribo do Futebol" faz um paralelismo muito directo entre a paixão pelo futebol e a identificação do grupo, os rituais antropológicos das antigas tribos e a capacidade de a paixão por esse jogo criar fenómenos grupais únicos.

O nosso problema não é a importância que damos ao futebol. Portugal sofre de depressão colectiva. E como todos os sujeitos depressivos, sofremos alterações radicais de estados de alma. Passamos da euforia à melancolia em pouquíssimo tempo. E para isso não há anti-depressivos que bastem! Basta que hoje o jogo corra mal para ficarmos na mó de baixo ou, caso ganhemos, nos considerarmos os maiores do mundo.

Vamos ganhar? Vamos perder? Não sei, apenas sinto a esperança que se sente antes de cada jogo, antes de cada campeonato... porque a bola é redonda e são sempre 11 contra 11, tudo pode acontecer! E se formos campeões do mundo, que seja porque bem precisamos sentir que somos mais, muito mais do que pensamos ser. E não só no Futebol...

P.

Sem comentários: