terça-feira, junho 22, 2010

Quando o amor não é suficiente...


Não sou nenhum Guru do amor nem me acho profundo conhecedor das relações entre seres humanos (e já não de sexo diferente...). Mas tenho a minha opinião baseada em por aqui andar há alguns anitos e de ter presenciado o começo e o fim (bem como o "inbetween") de algumas relações.

Vai daí, atiro-me para frente com a minha opinião sobre o tema.

Tenho a certeza absoluta que o chavão "Amor e uma cabana" é um mito dos tempos modernos. Por muito que queiramos o Amor por si só não sustenta uma relação. O Amor é o combustível da Paixão mas para fazer uma relação durar no tempo é preciso muito mais do que isso.

Em primeiro lugar, se não existirem Interesses Comuns uma relação não vai longe. Não tem que haver total acordo em termos de pontos em comum mas há alguns essenciais. Penso que os valores devem estar neste patamar bem como a visão que têm da relação, no fundo, onde leva o relacionamento entre as partes. Daí a importância de um projecto de futuro comum.

Muitas vezes nos esquecemos que o Respeito assume um papel tremendo. Começa pelo respeito pela outra pessoa em todas as vertentes mas também a capacidade de cada um manter o seu espaço, a sua individualidade e o seu percurso dentro da relação a dois.

Logo depois a Partilha. E aqui, ao contrário dos interesses comuns, esta deve ser extensível a tudo. Para o bom, para o mau e, acima de tudo, para tudo o que acontece no dia-a-dia. Alguém me disse uma vez que viver todos os dias custa muito... É verdade e se não partilharmos o fardo com quem está connosco (e vice-versa) então não vale a pena.

Depois a Compreensão... Perceber que cada um é como é, pode mudar em algumas coisas mas essencialmente vai continuar a ser diferente de nós em muitas coisas. Relações falham porque se tenta moldar o outro à nossa imagem e "obrigá-lo" a fazer tudo como nós faríamos. Esqueçam! Aprendam a gostar do outro como ele é, aproveitando o bom e relativizando o menos bom... Ao longo dos anos vão haver noites mal dormidas, dias de trabalho de cão, pontos de quase ruptura, de cansaço extremo. Se chagamos a casa e não compensamos, nessa pequena porção do dia em que estamos com quem realmente nos interesse, então tudo tende para o abismo... Acreditem!

Finalmente, Criatividade para saber, depois de tudo o que corre mal, surpreender. Às vezes com as coisas mais simples do mundo. Não precisamos gastar rios de dinheiro para criar aquele efeito de "afinal, depois deste tempo todo, ainda me consegues tirar do sério e surpreender para além do habitual".

Claro que tudo isto sem Amor também não leva a lado nenhum, não sejamos hipócritas!

P.

Sem comentários: